Eventos 2010

IV Encontro das Associações de Falerística Europeias

Lisboa, 21-24 Out. 2010

Por iniciativa da Orders and Medals Society of Denmark realizou-se, em 2005, em Copenhaga, o I Encontro de Sociedades de Falerística Europeias. Em 2006, foi a vez de Bruxelas receber o II Encontro organizado pela Studiekring Faleristiek vzw – SKF Após um interregno, o III Encontro, realizou-se em 2009, em Genebra, organizado pela Société Suisse de Phaléristique – SSP.

A Academia Falerística de Portugal reunindo amadores, investigadores e coleccionadores de falerística (insígnias de ordens militares, de cavalaria e honoríficas, medalhas e outras condecorações), aceitou o repto de organizar o IV Encontro de Sociedades de Falerística Europeias, a realizar no próximo mês de Outubro, em Lisboa.

Conta-se com a participação de membros de associações da Alemanha, Áustria, Bélgica, França, Dinamarca, Espanha, Holanda, Reino Unido e Suiça e, de participantes, de Espanha e Itália, em número que se estima poder chegar aos 50-60 participantes.

O programa  da Encontro prevê que o mesmo tenha uma duração 3 dias, com a realização de conferências e visitas guiadas a colecções de falerística públicas e privadas. Museu Militar

O programa prevê ainda a realização de excursões a locais e monumentos de interesse turístico e, a realização de um jantar em local a definir.

A realização do IV Encontro Europeu de Associações de Falerística tem o apoio das seguintes entidades, a quem a Comissão Organizadora agradece a valiosa colaboração:

Estado-Maior da Armada

Estado-Maior do Exército – Direcção de História e Cultura Militar

Universidade Lusíada

Centro Lusíada de Estudos Genealógicos e Heráldicos

Museu da Presidência da República

Museu Nacional de Arte Antiga

Museu Nacional dos Coches

Museu da Marinha

Museu Militar de Lisboa

Manutenção Militar

Instituto Turismo de Portugal

Associação Turismo de Lisboa

IMPRENSA

Universidade Lusíada