Eventos 2012

Actividades programadas – 2º semestre de 2012 

  • Conferência 100 Anos de História Militar e Falerística nacional:
    Operações, medalhas, passadeiras e outras insígnias, pelo Académico Paulo Jorge Estrela, dia 15.09.2012, pelas 17h00, no Auditório do Centro Cultural Casapiano, em Belém. Aberta a Académicos e seus convidados.
  • Envio de delegação da A.F.P. ao VI Encontro Europeu de Associações de Falerística, Bruxelas, 21-23 de Setembro (ver infra)
  • Visita guiada à Exposição Mérito e Reconhecimento – República e Presidentes, no Palácio da Cidadela em Cascais, organizada pelo Museu da Presidência da República e visita ao Palácio – data prevista 13 de Outubro, pelas 10h00 (a confirmar). Reservada a Académicos.
  • Visita guiada ao Palácio dos Marqueses de Fronteira, da Fundação das Casas de Fronteira e de Alorna – data prevista 23 de Outubro, pelas 10hoo (a confirmar). Reservada a Académicos.
  • Visita de estudo ao Museu dos Fuzileiros, em Vale de Zebro. Reservada a Académicos.

****

VI Encontro Europeu das Sociedades de Falerística

21-23 Setembro 2012, Bruxelas – Bélgica

Organizado pela SKF (Studiekring Faleristiek vzw)

Com o patrocínio de Musée royal de l’Armée et d’Histoire Militaire (Bruxelas) e da Bibliothèque Royale de Belgique

Pela segunda vez, desde 2006, a nossa congénere Belga – SKF – assumiu a responsabilidade da organização do VI Encontro Europeu de Sociedades de Falerística.

Para informação detalhada sobre o Programa do Encontro, Inscrições, Hotéis e Mapas visite o site da SKF.

Graças à privilegiada situação geográfica de Bruxelas no centro da Europa, estamos certos que o próximo Encontro terá uma elevada participação, apesar da crise económica que alastra por vários países da EU, e que ultrapassará o sucesso do V Encontro que teve lugar em Copenhaga, em 2011.

A Direcção da Associação Falerística de Portugal formula aos nossos amigos Belgas votos do maior sucesso para o VI Encontro esperando poder contar com uma presença portuguesa.

********

Dias 28-29 de Abril de 2012

Acção de cooperação com o Museu da Marinha, o Grupo de Amigos do Museu de Marinha (GAMMA), e a Liga dos Amigos do Museu Militar no âmbito do projecto Cadetes do Mar, no Dia dos Cadetes do Mar, a realizar nos dias 28 e 29 de Abril de 2012, no âmbito das comemorações da fundação da Ordem Militar de Avis.

A A.F.P. colaborou nesta iniciativa com uma palestra proferida no Museu Militar pelo Presidente da Direcção Prof. Dr. Humberto Nuno de Oliveira e por uma intervenção da Académica Dra. Helena Maciel, coordenadora do projecto Roteiros do Museu para Jovens.

O programa encerrou, do dia 29 de Abril, com um Jantar, no Pavilhão das Galeotas, no Museu da Marinha, tendo como convidado de honra o Almirante Nuno Vieira Matias, Presidente da Academia de Marinha.

A A.F.P. fez-se representar neste evento pelo Presidente da Direcção – Prof. Dr. Humberto Nuno de Oliveira e pelo Presidente da Assembleia Geral – Engº José António Godinho Miranda, além de outros académicos.