Press

IV Encontro Europeu das Associações de Falerística, na Imprensa

 

A revista da associação alemã DGO publica no seu número de Dezembro um artigo sobre o último IV Encontro Europeu de Associações de Falerística, assinado por Gerd Efler, que tivemos o prazer de ter entre nós em Lisboa.

Referindo-se à recepção dos participantes no primeiro dia do Encontro, o Autor começa por sublinhar o cuidado tido nos aspectos organizativos e toda a informação disponibilizada aos participantes, aludindo de seguida à cerimónia de boas vindas às delegações estrangeiras que teve lugar no Auditório da Universidade Lusíada.

Relativamente ao segundo dia, o Autor relata a inauguração da exposição 150 Anos de Falerística Portuguesa, da excelente colecção de Paulo Jorge Estrela, bem como as quatro apresentações da manhã de que faz um breve relato, realçando a distribuição de informação em inglês e francês. Elogio ainda para o almoço na cantina da Universidade. A organização do serviço de autocarro que transportou os participantes ao Museu da Marinha e ao Museu da Presidência da República merece igualmente uma referência elogiosa.

O Autor refere-se depois à visita ao Museu Nacional de Arte Antiga e à pequena, mas preciosa colecção de falerística em exibição, destacando igualmente o bom acolhimento por parte da direcção do Museu. Segue-se o relato da partida para o Museu Militar de Lisboa, que surpreendeu pelo que relata da História de Portugal. O Autor faz de seguida uma referência ao almoço na Messe dos Oficiais e, sobretudo à visita à Feira da Ladra, local onde, diz, se podem comprar boas peças. Sobre o jantar de gala, o Autor tece rasgados elogios ao local – a Messe da Marinha, em Cascais – considerando o evento como um dos melhores a que assistiu nos seus 40 anos de actividade. O lançamento e oferta aos participantes do primeiro número do Boletim «Pro Phalaris», merece também uma referência.

Gerd Efler termina relatando a visita no domingo ao Museu dos Coches e reiterando a excelência da organização do Encontro, promovido por uma Associação com apenas um ano de existência e, com 28 associados.

  •  A Universidade Lusíada de Lisboa

A ULL, em cujo Auditório teve lugar a sessão de abertura do IV Encontro, deu larga cobertura ao evento no seu Portal, incluindo uma reportagem fotográfica.

Mais…

A nossa congénere da Suiça – Société Suisse de Phaléristique (SSP) dedica no seu último Boletim, nº 101, de Novembro 2010, um elogioso artigo assinado pelo seu director – Eric Schaerer. Intitulado 4ème rencontre des sociétés européennes de phaléristique de Lisbonne – Portugal, o Autor dá um relato sucinto sobre a sessão de abertura, as visitas aos Museus, os almoços e jantares com destaque para o jantar de gala na Messe da Marinha, em Cascais terminando com referência laudatória para a Exposição «150 Anos de Falerística Portuguesa», com peças e documentos da colecção do nosso Secretário Paulo Jorge Estrela, que visou dar aos participantes estrangeiros uma visão da riqueza da falerística portuguesa nesse período.

  • Boletim do MEDEC – Cercle Historique de collectionneurs de décorations et médailles

A nossa congénere Belga – MEDEC, publicou no seu Boletim, nº 108, de Novembro 2010, duas curtas notícias sobre o IV Encontro. A primeira, em francês, assinada pelo Tenente-Coronel Eric Tripnaux, após elogiar a Exposição «150 Anos de Falerística Portuguesa», refere as apresentações constantes do Programa e destaca com apreço as perguntas e respostas em português, inglês e francês, feitas pelos presentes, demonstrando no seu entender um vivo interesse pelas ordens e condecorações portuguesas. Refere-se depois às visitas aos Museus realçando a riqueza das insígnias das ordens militares até meados do século XIX, adornadas com pedras preciosas provenientes do Império.

A segunda, em Flamengo, assinada por Mme. Jeannine Jacobs dando conta da presença maciça em Lisboa de uma delegação Belga de 14 participantes, bem como de mais 8 países incluindo os E.U.A. Referência também à referida Exposição e ao livro de Paulo Estrela editado em 2009, cuja edição em Inglês noticia, está anunciada. Passa depois em revista as visitas aos vários Museus com destaque para a Exposição temporária no Museu Nacional de Arte Antiga e para o Museu da P.R. e Palácio Nacional de Belém. Referência também ao projectado novo Museu das Ordens, no Palácio da Cidadela, em Cascais, sob a égide do MPR. O artigo é ilustrado com fotos de insígnias, de navios em miniatura do Museu da Marinha, de peças em prata do MNAA, de canhões e condecoração do Museu Militar de Lisboa e de um coche do Museu dos Coches.

One Response to Press

  1. Pingback: Revista de Imprensa | Academia Falerística de Portugal

Comments are closed.