IV Congresso Internacional de Heráldica Militar

Terminou ontem, dia 24 de Novembro, o IV Congresso Internacional de Heráldica Militar, organizado pela Direcção de História e Cultura Militar, do EME, com a colaboração da Academia Falerística de Portugal e da Academia Lusitana de Heráldica.

 

No Painel 2 dedicado à Falerística Militar, foram apresentadas as seguintes Comunicações, moderadas por Guy DEPLOIGE – Curador do Real Museu das Forças Armadas e da História Militar da Bélgica:

  • La Croix de Guerre Française, pelo Académico Correspondente Jean-François DUBOS – director da Biblioteca do Service historique de la Défense e assistente na Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris III

 

 

  • “A medalha inter-aliada da Vitória, por Paulo Jorge ESTRELA – Académico Fundador e Secretário-Tesoureiro da A.F.P.

 

 

 

 

  • “A Cruz de Guerra Portuguesa”, pelo Académico Fundador e Presidente da Direcção da A.F.P.- Prof. Doutor Humberto Nuno de OLIVEIRA

 

 

 

Após uma curta pausa foram apresentadas as seguintes Comunicações, moderadas pelo Académico Fundador e Vice-Presidente da A.F.P. – Dr. José Vicente de BRAGANÇA:

“The Czechoslovak War Cross, pelo Dr. Pavol MARCIS, Presidente da SFS – Sociedade de Falerística Eslovaca

 

 

 

 

 

 

 

“The Belgium War Cross”, pelo Académico Correspondente Coronel BEM REF Eric TRIPNAUX

 

 

 

 

O Painel 2 contou igualmente com a presença de considerável público e, entre outros, do Académico Correspondente Com. Jens Van Herck, da Bélgica e da Sra. Kristína Marcišová Venglíková, da Eslováquia, e dos Académicos Tenente-coronel Exército REF José Manuel Pedroso da Silva, Dom Segismundo Empis de Bragança, Arqtº Pedro Serra Vaz, Com. João Bellem Ribeiro, Mestre José Estévens Colaço e Indalécio Pereira Monchique.

 

Após o Almoço na Messe dos Oficiais de Lisboa, no Palácio dos Condes de Barbacena, seguiu-se uma Visita Guiada ao Museu da Guarda Nacional Republicana, no Quartel do Carmo, onde fomos recebidos pelo Senhor Tenente-general Luís Francisco Botelho Miguel – 2.º Comandante-Geral da G.N.R. que proferiu uma alocução de boas-vindas.

Senhor Tenente-general Luís Francisco Botelho Miguel e Senhor Major-general Aníbal Flambo

A Visita ao Museu e à Exposição Temporária – A Heráldica e a Falerística da GNR, prosseguiu guiada pelo Senhor Coronel GNR Reinaldo Nuno Valente de Andrade, chefe da Divisão de História e Cultura da Guarda e que dirigiu a equipa que implementou o Arquivo Histórico, a Biblioteca e o Museu da G.N.R.

O espólio museológico do Museu da Guarda Nacional Republicana é constituído por peças que abrangem o antigo Convento do Carmo, e a história das Guardas Reais, Municipais e Republicanas, até à actual Guarda Nacional Republicana. De realçar no seu rico espólio os uniformes, as armas, as condecorações e, bandeiras (Mais…).

À Direcção de História e Cultura Militar, na pessoa do Senhor Major-general Aníbal FLAMBO o nosso penhorado agradecimento e felicitações pelo sucesso do Congresso.

Fotos: © Guy Deploige, Paulo Jorge Estrela